04/04/2013

Livro infanto juvenil revela segredos dos dinossauros brasileiros


Os dinossauros, que muitas vezes são vistos como animais quase místicos pela distância temporal que os cerca, são apresentados neste livro de forma a quebrar essa distância – ou minimamente torná-la mais assimilável para o público infanto juvenil.

Dinos do Brasil (Editora Peirópolis, 84 páginas), de Luiz Eduardo Anelli, professor e pesquisador do Instituto de de Geociências da USP, é um livro claramente voltado para crianças e adolescentes: textos leves e enxutos, muitas figuras (feitas pelo paleoartista Felipe Alves Elias) e conceitos explicados de maneira simples. É precipitado, porém, descartá-lo como leitura de adultos. Só quem for capaz de citar o nome de pelo menos um dinossauro brasileiro pode esnobar a obra.
"Tanto faz se as minhas palestras são para crianças do primário ou universitários estudantes de biologia", conta Anelli. "Quando peço para mencionarem o nome de algum dinossauro, as respostas são sempre as mesmas: tiranossauro, tricerátops, brontossauro... Nenhum brasileiro." De fato, qualquer criança está mais familiarizada com Tiranossauros rex do que o genuinamente brasileiro e mineiro Tapuiassauro, batizado em homenagem aos índios tapuias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que nada do que está nesse blog deve ser levado a sério.