POR SALVADOR NOGUEIRA - 22/AGOSTO/2013
Olhando a bela animação desenvolvida pela Nasa para mostrar sua missão de captura e visita de um asteroide, temos a convicção de que é basicamente um Kinder Ovo para astronautas.
Um Kinder Ovo bem caro.
A missão, marcada para 2025, ainda precisa ter todos os seus detalhes acertados, mas o governo Obama já separou uma grana do orçamento da agência espacial americana para gastar nela. Não quer dizer que vá chegar a termo, mas, se rolar, sem dúvida será a coisa mais empolgante que astronautas já fizeram desde as visitas à Lua, entre 1969 e 1972. E esse era basicamente o objetivo do presidente americano ao anunciar o desejo de visitar um asteroide: recapturar a imaginação do mundo com o poderio tecnológico americano.
Claro, antes disso, ele vai ter de capturar o asteroide no saco gigante mostrado nas imagens. E isso não vai ser fácil, nem baratinho. Uma vez que esse processo seja realizado e a nave não-tripulada use um motor iônico para se colocar — com o pedregulho e tudo — em órbita ao redor da Lua, os astronautas decolarão nas cápsulas Orion (ainda em fase de desenvolvimento) e no novo foguete de grande porte americano (ainda em fase de desenvolvimento) para atracar com o rebocador espacial. Note que a missão tem duas vantagens que a tornam factível: não é preciso ir muito além da órbita lunar (o que reduz o tempo de viagem e de exposição à radiação cósmica) e não se exige um módulo de pouso para descer num pedregulho espacial que é menor que o planeta do Pequeno Príncipe (quem conhece o famoso personagem de Saint-Exupéry vai saber do que estou falando).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se que nada do que está nesse blog deve ser levado a sério.