15/12/2013

Os vendilhões modernos

Não sou católico, nem apostólico, muito menos, romano ou evangélico, mas vendo como se comportam os políticos brasileiros e a forma como trabalham, me veio à lembrança uma parte da estória bíblica que trata da expulsão dos vendilhões do templo por Jesus Cristo, mais ou menos isso:

"Jesus e seus discípulos viajam a Jerusalém para a Páscoa judaica, ao chegar ao Templo e se deparar com a quantidade de vendedores que ali comercializavam mercadorias Jesus toma um chicote e, acusando-os de tornar o local sagrado numa cova de ladrões por meio de suas atividades comerciais, expulsa os comerciantes daquele local sagrado." 

El Greco - Século XVI

A atitude de Jesus, mais que seu impacto agressivo, demonstra o zelo pela casa do Senhor e também a dor por ver desvirtuada a destinação própria do lugar. O Templo deixava de ser o local sagrado para se tornar lugar de comércio e, pior, de exploração. As práticas religiosas perdiam, assim, o caráter místico ou sagrado para se tornarem fonte de jugo e humilhação. Com isso, alimentando-se um comércio espúrio e imoral.

Difícil escapar da analogia vendo esses cidadãos transfigurados em autoridades político-religiosas, e imaginar como eles realizam seu trabalho na Casa do Povo (templo), ignorando a ´santidade` do local, ignorando os eleitores de quem eles dependem para receber seus polpudos salários mensais e a quem recorrem desesperadamente a cada 4 anos implorando para serem lembrados na hora da consecução do sufrágio.

Uma pena que esse país, belo, forte, impávido colosso, pátria amada idolatrada, cheio de encantos mil, que tanta história tem, venha sendo tratado dessa forma pelos vendilhões modernos do templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que nada do que está nesse blog deve ser levado a sério.