Leio reportagem na Folha de São Paulo sobre a arrastada crise da Europa e sinto pena de nós brasileiros. O que se vê acontecer por lá choca-nos profundamente e é contraditório. Há duas décadas isto vem acontecendo no Brasil.
Ao analisarmos os índices brasileiros sobre pobreza, violência, fome, desemprego, concentração de renda e patrimônio neste período, todos eles são piores do que os da chamada “década perdida” ou “década da redemocratização”, quando com muita ênfase 1980 foi a década da transição para o momento da cultura do medo que nos toma nos dias de hoje. No âmbito das mudanças das instituições republicanas o marco é a participação de Fernando Henrique Cardoso no Governo de Itamar Franco no Itamarati e em seguida como Ministro da Fazenda e sua assunção com presidente da República do Brasil. Mas, tudo aconteceu gradualmente durante mais de duas décadas e não em três anos.
Os governos LULA-Dilma, que contam com apoio político do capital financeiro e do capital industrial no país e alhures, vêm produzindo a cultura do atraso e do medo, que é parte mórbida – quase o todo – de nossa sociabilidade.
A Europa é aqui antes mesmo de ser lá. O mesmo/O outro, parafraseando Borges.
João dos Reis Silva Jr
18 de novembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se que nada do que está nesse blog deve ser levado a sério.